A Casafora é uma agência especializada em Casamento, Intercâmbio e Lazer com sede em Recife, capital pernambucana e está apta a realizar o seu sonho em qualquer lugar do mundo.
O que esperar de um intercâmbio?
Além da total imersão na língua escolhida, o intercâmbio proporciona uma oportunidade para você aprender mais sobre uma nova cultura e costumes e com isso você poderá trabalhar a sua capacidade de adaptação, lidando com situações novas e desafiadoras, trazendo tanto um crescimento educacional como pessoal, tornando você uma pessoa mais preparada para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais globalizado.
Com quanto tempo devo iniciar o processo para o seu intercâmbio?
Para cursos de idiomas em países que exigem visto, três meses de antecedência é um bom prazo. Caso ele não seja necessário, é possível resolver todo o trâmite em cerca de um mês. Os programas de high school exigem mais tempo para realizar todos os procedimentos, como análise do histórico do candidato e escolha da escola e da moradia. Além disso, as datas de início das aulas seguem um calendário escolar pré-fixado que varia de acordo com o país. Portanto, para dar conta de todo o processo, é recomendável iniciar o planejamento de seis meses a um ano antes da viagem. Os programas de trabalho também devem ser iniciados com antecedência de seis meses.
Como escolher o destino para o seu intercâmbio?
Há cinco pontos principais que devem ser observados nessa seleção: seu estilo (aventureiro,descolado, executivo…); o objetivo da viagem (apenas estudo, diversão, estudo e trabalho etc.); o clima do país (incluindo a época em que se pretende embarcar); o orçamento; e o tempo que deseja ficar fora (que pode variar de 1 semana a mais de 1 ano); É difícil encontrar um país que alcance 100% de contentamento em todos os tópicos, mas a maior média entre eles pode indicar aquele que mais se aproxima do ideal para cada pessoa, permitindo assim que se aproveite mais a experiência e se obtenha melhores resultados.
Posso viajar com meu animal de estimação?
Sim. As regras de embarque variam de acordo com cada companhia aérea, conforme porte do
animal, peso e dimensões da embalagem de transporte.
Como faço para saber se no país que vou exige vacina de febre amarela?
A forma mais segura para verificar a exigência ou não da vacina de febre amarela para sua viagem é através do site da Anvisa. Nele você encontrará as informações mais atualizadas, não só sobre a vacina, mas também sobre qualquer recomendação ou exigência sanitária que é feita por seu país de destino. É importante lembrar que no caso da vacina contra a febre amarela, eles pedem que a vacina seja tomada pelo menos 10 dias antes da sua viagem.
Quais documentos preciso para fazer uma viagem nacional?
Os documentos aceitos para viagens nacionais aos maiores de 12 anos são carteira de identidade(RG), carteira de habilitação, passaporte com validade mínima de seis meses, carteira de trabalho, carteiras profissionais como CREA, OAB, CRA, CRM, militares e RNE. Não são aceitas cópias de documentos, mesmo que autenticadas. Somente documentos originais são válidos.
Menores de 12 anos acompanhados de um adulto como pai, mãe, tutor legal, irmãos maiores de 18 anos, tios ou avós devem ter RG e comprovante de parentesco com o adulto que irá acompanhá-lo durante a viagem. A Carteira de Identidade não pode ter mais de dez anos de emissão.
Menores de 12 anos acompanhados por um adulto sem grau de parentesco só poderão viajar se houver autorização registrada em cartório pelo responsável da criança.
Crianças menores de 12 anos só podem viajar desacompanhados de adulto se tiverem autorização da Vara da Infância e da Juventude. Para isso, é necessário procurar a seccional mais próxima de sua região.
Quais documentos preciso para fazer uma viagem internacional?
Isso dependerá de seu país de destino. Alguns países da América Latina, no total, possuem um acordo com o Brasil que permite que brasileiros entrem no país somente com a carteira de identidade (RG), desde que esta se encontre em bom estado de conservação e que tenha a foto recente (IMPORTANTE: a CNH não é válida). Para todos os outros países que não fazem parte desse acordo, você precisará tirar um Passaporte para entrar no destino. Você pode solicitar o seu junto a Polícia Federal. Um total de 158 países possuem acordos com o Brasil, permitindo que brasileiros que viajem a turismo possam embarcar para o destino somente, portanto o passaporte, recebendo um visto de permanência na estrada no país. Outros países exigem que o brasileiro, mesmo como turista, tire um visto ainda no Brasil para poder embarcar para seus destinos.
Qual a importância do seguro viagem?
O seguro viagem é de suma importância tanto para viagens internacionais quanto para nacionais. O plano de saúde é apenas cobertura médica e hospitalar, enquanto o seguro viagem oferece outros benefícios além das despesas médicas e hospitalares, como extravio de bagagem, judicial, atrasos de voos, etc.
Existem países que exigem a apresentação do seguro viagem e estipulam uma cobertura mínima.
Os convidados pagam ou os noivos?
Não existe regra fixa. O casal pode pagar a hospedagem e os convidados as passagens. Ou cada convidado paga integralmente a viagem. Tudo depende de quanto casal está planejando investir no casamento.
Quanto tempo de antecedência para se programar?
O ideal é que seja de oito meses a um ano antes da cerimônia, para que possa ser verificado as
condições climáticas e demais detalhes no período escolhido. Em Cancun, por exemplo, há
épocas do ano em que as algas invadem um trecho da praia e a cerimonia precisa ser feita na
cobertura dos hotéis. Quanto antes as dificuldades forem identificadas, mais fácil de solucioná-las.
O casamento no exterior é válido no Brasil?
É importante atentar para as regras de cada país. A maioria dos noivos realizam o casamento civil previamente no Brasil e a cerimonia que acontece no exterior é apenas simbólica.